Beber água
Se você já tentou perder peso, provavelmente já ouviu o conselho: beba mais água. Ou talvez tenha sido mais específico: beba um copo cheio de água antes de cada refeição. A segunda sugestão parece uma ideia razoável, certo? Se você encher o estômago com água antes de comer, se sentirá mais saciado e parará de comer mais cedo. Mas será que isso funcionou para você? E beber mais água ao longo do dia também funciona? Por que as pessoas dizem que beber água ajuda na perda de peso — e o que dizem as evidências científicas?
Três Teorias Principais
1. Sinta-se Cheio, Coma Menos
A ideia de encher o estômago com água antes das refeições tem apelo intuitivo. O estômago contém nervos sensíveis que percebem a distensão e transmitem sinais ao cérebro indicando quando é adequado cessar a ingestão alimentar. Presumivelmente, beber água antes de uma refeição poderia enviar sinais semelhantes.
As evidências: Alguns estudos pequenos e de curto prazo apoiam essa ideia. Por exemplo, indivíduos mais velhos que beberam um copo cheio de água antes das refeições tendiam a comer menos do que aqueles que não o fizeram. Outro estudo descobriu que pessoas seguindo uma dieta de baixas calorias e bebendo água extra antes das refeições tinham menos apetite e maior perda de peso ao longo de 12 semanas do que aqueles em uma dieta similar sem a água extra. No entanto, nenhum desses estudos avaliou o impacto de beber água extra na perda de peso a longo prazo.
2. Queimando Calorias
A água que bebemos precisa ser aquecida à temperatura corporal, um processo que exige que o corpo gaste energia. A energia gasta nesse processo, chamado de termogênese, poderia compensar as calorias das refeições.
As evidências: Embora estudos mais antigos tenham fornecido algum suporte para essa explicação, estudos mais recentes não encontraram evidências de que beber água queime muitas calorias. Isso coloca em dúvida a explicação da termogênese para a perda de peso induzida pela água.
3. Você Não Está Com Fome, Está Com Sede
Essa explicação sugere que, às vezes, vamos à cozinha em busca de comida quando, na verdade, estamos com sede em vez de fome. Se for esse o caso, beber água sem calorias pode nos poupar de consumir calorias desnecessárias — e isso poderia promover a perda de peso.
As evidências: A regulação da sede e da fome é complexa e varia ao longo da vida de uma pessoa. Por exemplo, a sede pode ser reduzida em adultos mais velhos. No entanto, não encontrei estudos convincentes em humanos que apoiem a ideia de que pessoas com sede interpretam erroneamente a sensação como fome, ou que isso explique por que beber água pode ajudar na perda de peso.
Embora a água seja essencial para a saúde geral e possa ter benefícios indiretos para a perda de peso, não há uma fórmula mágica. Beber água antes das refeições pode ajudar algumas pessoas a comer menos, mas não é uma solução milagrosa. A melhor abordagem é manter-se bem hidratado, comer conscientemente e adotar um estilo de vida saudável que inclua uma dieta equilibrada e exercícios físicos.
Gostou? Veja mais conteúdos: saúde
fonte: Harvard