21 de Março: Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

Discriminação Racial

Em um mundo cada vez mais conectado, a luta contra a discriminação racial é uma questão que nos afeta a todos. No dia 21 de março, celebramos o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, um dia que nos lembra da importância de combater o preconceito e a discriminação em todas as suas formas.

A Origem do Dia

fonte: gov.br

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966, em memória ao massacre de Shapeville, em Johanesburg, na África do Sul, em 1960. Nesse dia, mais de 20 mil pessoas, das mais diversas comunidades negras africanas, protestavam contra a Lei da Posse, criada pelo Partido Nacional, como ferramenta de luta contra o racismo durante o Apartheid.

A Situação no Brasil

Discriminação Racial
foto: freepik

No Brasil, a luta contra a discriminação racial é uma questão de grande relevância. Os casos de racismo têm aumentado nos últimos anos, com um aumento de cerca de 31% nos casos entre 2018 e 202. Além disso, a população negra é a maior vítima de homicídios, representando 77,9% dos casos. A maioria das vítimas é jovem, tem entre 12 e 29 anos, e pertence ao sexo masculino.

A discriminação racial também se manifesta em ambientes corporativos e institucionais. Um levantamento feito pelo Trilhas de Impacto apontou que 86% das mulheres negras já sofreram casos de racismo em empresas. Outra pesquisa, da empresa CEGOS, identificou que 75% das empresas levantaram o racismo como a principal forma de discriminação.

O que é Discriminação Racial?

A discriminação racial é um comportamento ou fala de distinção, exclusão, restrição ou preferência por determinada raça, nacionalidade, ascendência, cor ou ética. No Brasil, muitas vezes esse termo é substituído pela palavra “racismo” e relacionado somente às pessoas negras. Isso se deve à construção histórica e social da discriminação contra africanos e descendentes.

A discriminação racial pode se manifestar de várias formas, incluindo a recusa de fornecimento de bens ou serviços, impedimento ou limitação a uma atividade econômica, recusa de acesso a locais públicos ou abertos ao público, entre outros. Além disso, um indivíduo pode ser discriminado em razão de suas crenças, expressões religiosas, idioma, roupas, costumes e tradições.

Apesar da discriminação racial ser crime no Brasil, ainda há muitos casos de repúdio e de violência contra expressões culturais e religiosas diferentes. A cor da pele é outro motivo para preconceito, em particular contra pessoas negras.

Tipos de Racismo

Discriminação Racial
foto: freepik

O racismo pode se manifestar de várias formas. Aqui estão alguns tipos de racismo que existem:

  • Estrutural/social: Trata-se de uma estrutura institucional, cultural e social, causando a perpetuação do enraizamento da intensificação do preconceito e da discriminação.
  • Religioso: É um conjunto de ideias e práticas violentas que expressam a discriminação e o ódio por determinadas religiões de matrizes africanas.
  • Institucional: Prática de uma determinada organização, empresa, grupo, associação ou instituição pública em não promover um serviço para determinada pessoa devido sua cor, cultura ou origem étnica.
  • Cultural: Resulta na crença que existe superioridade entre as culturas existentes, no amplo sentido que “cultura” engloba, religião, costumes, línguas, dentre outras.
  • Individual: É expresso em atitudes discriminatórias individuais, por meio de estereótipos, insultos e rejeição a uma pessoa que não possua as mesmas características étnicas que a sua.
  • Comunitarista: Está ligado ao pensamento contemporâneo e nacionalistas, tornando racista na medida que privilegia a sua comunidade em detrimento de outra.

A luta contra a discriminação racial é uma luta de todos nós. No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, somos lembrados da importância de combater o preconceito e a discriminação em todas as suas formas. Cada um de nós tem um papel a desempenhar nesta luta, seja educando a nós mesmos e aos outros, seja tomando uma posição contra o racismo em todas as suas formas.

Gostou? acesse nosso site: Dicas femininas

fonte: gov.br

Lay

Olá! Sou Lay apaixonada por promover o bem-estar feminino. Meu objetivo é inspirar mulheres a adotarem hábitos de cuidado, desde nutrição até beleza natural. Vamos juntas nessa jornada de autoconhecimento e empoderamento! Seja bem-vinda ao meu universo dedicado ao cuidado integral da mulher. ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *